terça-feira, 2 de novembro de 2010

Hart,

O jazz é um terreno para ser explorado infinitamente, não é? Gosto de pensar que sou um turista, ainda meio perdido, sem saber para que lado ir, mas já com algumas referências. Você falou de Time Out e acho que seria o de número 16 na minha lista. Lembro quando meu pai colocou o cd pra tocar e Blue Rondo a la Turk me deixou tonto com aquele tempo. Na época, eu estava de cabeça no rock progressivo justamente pelos tempos e o virtuosismo, e meu pai queria me mostrar aquilo em outro mundo. Pirei justamente na coisa estudada, que você falou. Depois viraria fã também de Paul Desmond, principalmente pelos seus trabalhos ao lado de Jim Hall, gosta?

A minha iniciação no jazz veio através justamente de meu pai, que sempre escutou. Com ele me acostumei ao estilo e entrei de cabeça nessa coisa de comprar cds. Ele sempre comprou muito, desde os vinis. Hoje, não mais, prefere mesmo os arquivos de mp3. Sua coleção de LPs está aqui atrás de mim, numa estante, e é 100% jazzística. Ele nunca foi muito de música brasileira. Nem minha mãe. Aqui em casa a música sempre foi mais internacional que nacional. Dos poucos nacionais, lembro de um que marcou: As Canções Que Você Fez Pra Mim, da Bethânia cantando Roberto. Escuto sempre.

Mas voltando ao jazz, sinto que comecei mesmo a caminhar com as próprias pernas depois de Kind of Blue. Foi o álbum que me tirou de um mundo e levou a outro. Miles virou um desses do altar. E abriu as portas. Conheci pouco depois a música de Mingus, e ainda não tenho o que citou, embora saiba que é um de seus grandes discos, mas chego lá. Música requer paciência também, concorda? Ainda mais nesse mundo que, em questão de minutos, podemos downloadear a discografia de fulano. A oferta é muito grande e a melhor coisa, nesse caso, é saber que tem muita, mas muita coisa ainda pela frente. Penso assim.

Ao som de Bewitched, Bothered and Bewildered, com Paul Desmond e Jim Hall, farei uma pergunta inevitável: ainda compra cds?

E conte como começou no jás.

abraço,

Rodgers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário