sexta-feira, 26 de novembro de 2010

John McLane, passamos pelo Paul.

Na volta para o RJ, até poderia ter optado por ouvir um Band on the Run no mp3, e continuar no clima, mas resolvi dar o play no Lady Killer, do Cee Lo Green, que falei aqui na última carta. Ele é metade da dupla Gnarls Barkley, que estourou com Crazy, e está no terceiro CD solo. A música de trabalho, Fuck You, chamou a atenção para o álbum pela... polêmica do título. Na Fox News, ele cantou Fox News no lugar. Mas o que importa é que o CD é ótimo. É soul repaginado, com cordas e sopros que nos levam aos clássicos da música negra americana, tão rica e que temos falado tanto.

Recomendo que pegue no site mais próximo.

Outra música que tenho escutado praticamente no loop é Efêmera, da cantora Tulipa Ruiz. Antes de Paul entrar no palco, naquelas caixas, essa música tocou em meio a rocks britânicos e coisas instrumentais. Eu desconhecia, mas bateu tão bem que anotei o refrão em uma nota de texto no celular para não perder. Depois, já hospedado, para a minha sorte, descobri ser a tal cantora. Conhece Tulipa? E o Marcelo Jeneci?, que é da turma dela e estava em todas as capas aí nas últimas semanas. Todo mundo levantou a bola do cara como um ótimo compositor, mas ACM disse que não é pra tanto. Vou pegar e volto depois com impressões.

E também dei uma chance ao último - e tão bem falado - The Suburbs, do Arcade Fire. Outro que bateu muito bem. Tem um pouco de rock, de folk... tudo que gosto.

Conforme a sonoridade black de Cee-lo descia bem no avião, eu, como um zumbi de sono, refletia sobre meu gosto e interesse pela música internacional, que escuto em maior número que a nacional, a nossa. Chutando uma estatística, diria entre 60 e 70%. Não há muito o que se explicar, nem sentir culpa, acredito. Mas é uma coisa que penso.

Vejo você, mesmo com a coisa forte do jazz, no inverso, inclinado mais à música brasileira. Estou errado?

Um abraço,

Jason Bourne

PS: provei a Leffe, mas acho que ainda é cedo para falar algo. O que importa é que a primeira impressão pediu mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário