terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rapaz,

Orkestra Rumpilezz rodou um bocado na época em que recebi o álbum, mas acabou soterrado pelos discos seguintes na (sempre longa) fila, e ficou pegando poeira na estante. Talvez seja um bom momento de resgatá-lo. Já Lenny Kravitz é muito barulho por nada. Para mim, caso típico de sujeito que tem talento, mas o usa para um repertório que nunca me tocou. Lá em casa é Fé na Festa, o novo de Gilberto Gil, que continua tocando, com uma notável modernização dos ritmos de São João -- sem ficar mudernoso.

O que me leva às obrigatórias listas e retrospectivas de fim de ano nos jornais e revistas, que você, como bom jornalista e musicófilo, decerto acompanhou. Este disco de Gil foi apontado por Mauro Ferreira em seu blog como um dos destaques do ano. Entre lembrados tanto por mim quanto por ele, coincidiram Tulipa Ruiz, Roberta Sá, Silvia Machete e Pato Fu. Flor de Fogo, o tal disco de Chico Pinheiro do qual falei (mas que não entrou no meu balanço de 2010), é outro estava na lista dele, assim como na da Veja. Marcelo Jeneci, que você tanto elogiou, também entrou na lista do Mauro. Falando nisso, li na internet que a Rolling Stone (que sai nesta próxima sexta-feira) apontou o disco de Jeneci como o segundo melhor nacional do ano, perdendo para... Efêmera, de Tulipa.

Ambos, por sua vez, estavam na lista dos melhores do Globo, publicada numa edição que merece um parágrafo à parte. Duas ausências me chamaram a atenção na retrospectiva: as dos shows de Beyoncé e de Paul McCartney. Não que eu ache que ambos deveriam estar na lista dos melhores shows do ano (o de Beyoncé certamente não deveria, por mais grandioso que tenha sido). Mas havia um texto na página dois para apontar o que de relevante aconteceu no ano. Beyoncé, se bem me lembro, sequer foi citada. E Macca foi mencionado absolutamente en passant, e mesmo assim apenas como um dos shows que o Rio perdeu para São Paulo. Um ex-beatle em sua provável última passagem no Brasil não merecia uma menção mais robusta? O show de Paul McCartney representou somente um que não veio para o Rio e aconteceu em São Paulo? Achei estranho.

Em tempo: uma semana para Amy!

Bração,

R.

PS: Kanye West fica pra próxima. Não ouvi o disco até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário